5 Erros Comuns ao Comprar Cliques (PPC – AdWords)

Eu trabalho com várias empresas que estão apenas começando em PPC ou que simplesmente não têm muita experiência com propaganda em mídia paga. Dito isso, eu vejo os mesmos erros sendo cometidos repetidamente, mudando apenas a empresa. Aqui estão os cinco principais erros que você deve ter cuidado.

googleadwords

1. Correspondência muito ampla (broad match)

Pagar alto em palavras-chave de correspondência ampla é um erro comum que vejo ao analisar contas PPC.

Muitas vezes, a preguiça toma conta quando novas campanhas são construídas. É fácil lançar um monte de palavras-chave de correspondência amplas em um grupo de anúncios / campanha e acreditar que está bem feito.

Além disso, a falta de compreensão de como tipos de correspondência funcionam podem deixar os novatos a ficar apenas com a correspondência ampla, uma vez que é o padrão do google.

A verdade é que as palavras-chave de correspondência ampla levarão inevitavelmente a uma baixa taxa de cliques e, em última análise, ao desperdício de dinheiro. Em vez disso, experimente mudar para um uso mais pesado de palavras-chave de frase e correspondência exata. Ou, pelo menos, correspondência ampla modificada.

Outra tática é procurar por palavras-chave longa (long tail keywords) que se relacionam diretamente com sua página de destino e texto do anúncio. Esta é uma forma eficaz de aumentar o seu ranking de anúncios, que desempenha um papel importante no Índice de Qualidade. Ser mais específico melhorará sua segmentação e poupará dinheiro!

2. A necessidade de ser #1

As pessoas são naturalmente competitivas e sendo #1 soa “uhul apareco lá em cima”. Isso nem sempre é verdade no mundo do PPC. Entrar em uma guerra de lances para ser o #1 é uma maneira fácil de gastar demais para cliques.

Com o novo layout do anúncio do Google (quatro anúncios na parte superior da página), você deve, em muitos casos, procurar reduzir sua posição média do anúncio para economizar dinheiro por mais volume de cliques. Isso não significa que não há valor no ranking #1. Significa apenas que um lance menor para a posição # 2 ou # 3 pode poupar dinheiro, o que pode significar mais cliques em geral.

Tente começar com uma posição média alta. Se / quando o status da campanha ficar “limitado pelo orçamento”, reduza seus lances. Se você cair muito baixo, você pode perder volume. Continue e experimente até encontrar um meio feliz entre a posição do anúncio e o volume de tráfego. O resultado final será CPCs mais baixos e mais cliques, mantendo o mesmo orçamento da campanha.

Esse é um ponto a ser estudado e esclarecido logo de cara, pois é muito comum eu ouvir “… mas Gustavo, se não aparecer em primeiro eu não vou ter cliques…”.

3. Não acompanhar conversões

PPC é uma tática de marketing única por várias razões, mas a melhor delas é esta. PPC permite que você veja com transparência completa se o seu dinheiro investido está trazendo retorno. Desde que você acompanhe corretamente as suas conversões.

Esta transparência é uma grande oportunidade para melhorar o seu marketing. Se você souber quais cliques, palavras-chave, anúncios, etc. estão dirigindo negócios para você, você pode fazer otimizações e investir mais. Por outro lado, se você pode ver onde você está gastando dinheiro e recebendo pouco em troca, você pode economizar muito dinheiro.

O acompanhamento de conversões do Google AdWords e o Google Analytics são formas gratuitas de obter essa visibilidade. O programa de configuração não é difícil ou demorado. Faça um favor a si mesmo e crie uma maneira de acompanhar o seu sucesso PPC.

4. Combinar redes de pesquisa e de visualização

Este pode ser o maior e mais comum erro para os iniciantes. A primeira opção e padrão ao criar novas campanhas no Google AdWords é “Rede de Pesquisa com Display”. Ele ainda diz “Melhor oportunidade para alcançar a maioria dos clientes.” Vergonha de você, em Google.

Esta não é a melhor opção para quem está tentando anunciar no Google ou em qualquer outra plataforma. Não somente não dá uma representação exata dos dados, mas também dificulta o controle de suas campanhas.

Ao rodar a campanha nos dois canais você vai ter uma distorção absurda nos seus dados, pois o CPC da rede display é muito menor (porém com um CTR incrivelmente inferior). O que acontece é que você vai acabar gastando mais dinheiro por colocar uma mesma propaganda competindo com ela mesma.

Simplificando, são abordagens completamente diferentes. Cada uma com seus prós e contras. Então nunca, nunca, NUNCA tenha uma campanha que combine redes de pesquisa com redes de visualização. Nunca!

Criar a campanha e esquecer dela

É extremamente importante verificar e fazer otimizações em sua conta do Google AdWords pelo menos uma vez por semana. Mas infelizmente, com muita frequência, clientes que tentam investir em AdWords acreditam que basta criar e pronto. Isso deixa oportunidades perdidas para otimizações substanciais.

Você não tem que gastar 20 horas por semana, se você tem uma pequena conta gastando apenas alguns milhares de reais por mês, mas gastar cerca de 20-30 minutos irá melhorar drasticamente o desempenho. Durante esses 20 a 30 minutos, você deve verificar seus lances (aumentando em desempenho forte, diminuindo em desempenho fraco), adicionando palavras-chave negativas, adicionando novas palavras-chave, experimentando tipos de correspondência, otimizando e testando o texto do anúncio e focando no aumento do Índice de Qualidade.

No mínimo, você deve verificar o orçamento e ajustar os lances de palavras-chave com base no desempenho. Trinta minutos por semana fará um mundo de diferença.

Isto não é uma lista exaustiva. Há tantas coisas que prejudicam o desempenho PPC que não são fáceis de controlar sem experiência. Leva tempo para aprender. Não desista. E deixe-nos saber se você tiver perguntas.

Engenheiro de Computação por formação, Marqueteiro Digital por opção. Mas a minha verdadeira paixão é ajudar empresas e empresários a fazer seus negócios crescerem através do marketing digital, principalmente via pesquisas orgânicas e pesquisas pagas.

Consiga Mais Clientes

Ao aparecer no TOP 5 do google! Ou ai ter campanhas em AdWords Impecáveis!

logo fv vidracaria
marmoraria gomes marmores e granitos
formato 9