Você só evolui quando saiu da sua zona de conforto!

saindo da zona de conforto

Você precisa falar em público, mas os joelhos tremem, mesmo antes de chegar ao púlpito. Você quer expandir sua rede de relacionamentos, mas você prefere engolir pregos do que uma pequena conversa com estranhos. Quer aumentar sua reputação no trabalho, mas você tem medo de dizer a coisa errada.

Situações como estas – aquelas que são importantes profissionalmente, mas pessoalmente aterrorizantes – são, infelizmente, onipresente. Uma resposta fácil para estas situações é a evasão.

Mas o problema, é claro, é que essas tarefas não são apenas desagradáveis; eles também são necessárias. A medida que crescemos e aprendemos em nossos trabalhos e em nossas carreiras, somos constantemente confrontados com situações em que temos de adaptar o nosso comportamento. É simplesmente uma realidade do mundo em que trabalhamos hoje. E sem a habilidade e coragem para dar o salto, podemos perder oportunidades importantes para o avanço.

Em primeiro lugar…

Ser honesto consigo mesmo. Quando você recusou essa oportunidade para falar em uma grande conferência da indústria, foi realmente porque você não tinha tempo, ou você estava com medo de pisar em um palco?

E quando você não confontrou um colega de trabalho que tinha tecido um comentário desagradável em relação ao seu trabalho, era realmente porque você sentiu que seria desnecessário a discussão, ou foi porque você estava com medo de conflito?

Faça um inventário das desculpas que você tende a fazer sobre como evitar situações fora de sua zona de conforto e se pergunte se eles são realmente legítimas. Imagine que outra pessoa usa contigo as mesmas justificativas que você tem usado com os outros. Você iria realmente acreditar no motivo, ou iria achar que é uma desculpa?

A resposta nem sempre é clara, mas você nunca será capaz de superar a inércia sem ser honesto sobre seus motivos em primeiro lugar.

Então, mude o seu próprio comportamento

Coloque a situação a seu favor, para facilitar a sua mudança. Por exemplo você pode ter dificuldade em falar com estranhos, mas pode ser mais fácil se você falar sobre um assunto que domina. Ou você tenha dificuldade em fazer networking em grandes eventos, porém tenha mais facilidade com grupos menores.

Reconhecer essas oportunidades e tirar proveito é algo possível de ser feito. Por muitos anos, eu trabalhei com pessoas que lutam para sair de suas zonas de conforto no trabalho e na vida cotidiana. E o que eu encontrei é que muitas vezes existe inúmeras maneiras de fazer pequenos ajutes para que a atividade não seja tão desagradável.

Por exemplo, se você é como eu e passa mal apenas de pensar em falar em grandes grupos, então basta dividir essas reuniões em grupos menores. Ao invés de separar a sala de reuniões para falar com 20 pessoas, agende um bate papo num café com 5 pessoas por vez.

Finalmente, mergulhe de cabeça

A fim de sair de sua zona de conforto, você tem que fazê-lo, mesmo que seja desconfortável. Coloque mecanismos no lugar que irá forçá-lo a mergulhar de cabeça, e você geralmente vai descobrir que não é tão desagradável como você imaginava.

Comece com pequenos passos. Em vez de saltar para a direita em falar em um evento da indústria, se inscreva para um curso de falar em público. Em vez de falar na sala de reuniões, na frente de seus colegas mais graduados, começe a falar em reuniões menores com pares. E enquanto você está nisso, veja se você pode recrutar um amigo ou colega para oferecer conselhos e encorajamento antes de uma situação desafiadora.

Errar é humano. E é errando que se aprende. Então aceite que você vai errar, e isso é perfeitamente natural. Ninguém nasceu sabendo tudo e sendo perfeito em tudo.

 

** Traduzido e adaptado de https://hbr.org/2016/07/if-youre-not-outside-your-comfort-zone-you-wont-learn-anything

Engenheiro de Computação por formação, Marqueteiro Digital por opção. Mas a minha verdadeira paixão é ajudar empresas e empresários a fazer seus negócios crescerem através do marketing digital, principalmente via pesquisas orgânicas e pesquisas pagas.

Consiga Mais Clientes

Ao aparecer no TOP 5 do google! Ou ai ter campanhas em AdWords Impecáveis!

logo fv vidracaria
marmoraria gomes marmores e granitos
formato 9