10 Dicas Para Vender Mais No Telefone

Essas dicas valem em todas as situações, mas o foco aqui é quando alguém liga para sua empresa pedindo um orçamento. Então vamos lá.

1. Não demore pra atender

Mas também não se apresse. Ao atender no primeiro toque você passa a impressão que está desocupado, o que não é bom. Porém a maioria das pessoas desliga no quarto toque em diante. Então atende o telefone sempre no segundo ou terceiro toque!

2. Capture os dados do cliente

Um dos maiores erros que mais custam as empresas é simplesmente não conseguir capturar as informações do cliente imediatamente. Certifique-se de pedir o nome, número de telefone e localização no início da chamada.

Talvez na hora da ligação o cliente ainda não está pronto para comprar. Porém uma simples de ligação de follow-up alguns dias após é o suficiente para fechar a venda.

3. Cumprimente corretamente

Todas as pessoas que atendem ao telefone deve seguir três elementos básicos quando atendem o telefone.

Em primeiro lugar faça uma breve saudação mencionando o nome da empresa, como “Obrigado por ligar para [Nome da Empresa].”.
Em segundo lugar identifique-se, falando seu próprio nome.
E em terceiro lugar faça a clássica pergunta “Como posso lhe ajudar hoje?”.

4. Use o nome da pessoa

Mas não exagere. Tente usar o nome periodicamente e naturalmente na conversa.
Não há nenhuma palavra na existência que as pessoas gostam de ouvir mais do que seu próprio nome, e usá-lo intermitentemente na conversa vai ajudar a estabelecer uma conexão, deixando ela saber que você acha que ela é importantes o suficiente para lembrar do seu nome.

Mas tenha cuidado pois se exagerar na dose vai parecer estranho e manipulador.

5. Estabeleça e aprofunde na conexão

Toda compra é na verdade um voto de confiança. E nós preferimos confiar em quem nós conhecemos, gostamos e temos coisas em comum. Então durante a ligação faça perguntas mais profundas como o que motivou ela a fazer a ligação. Se ela viu algo parecido em algum lugar.

Quanto mais a pessoa conversar com você, maiores suas chances de fechar a venda.

6. Evite respostas fechadas

Respostas como “Sim”, “Não” ou “Certo” não alimentam mais conversas. Em vez disso, acompanhe com mais informações ou perguntas, a fim de sustentar a conversa e aumentar as chances de estabelecer uma conexão.

Por exemplo, se a pessoas perguntar: “Você está localizado no bairro Água Verde?”, não basta dizer, “Sim”. Em vez disso, diga: “Sim, estamos bem próximo ao Clube Curitibano, mas atendemos todos os bairros da cidade e região metropolitana”.

7. Imagine que você está falando com seu melhor amigo

Isto vai fazer com que você naturalmente sorria mais, e acredite, a pessoa vai sentir essa alegria. Além disso seu tom de voz, e sua entonação serão amigáveis, fazendo com que a pessoa que ligou goste de conversar com você.

O caminho mais fácil para perder a venda é atender com má vontade, voz baixa e entonação constante (parecendo um robô).

8. Seja positivo

Ninguém gosta de lidar com pessoas negativas e que criticam e só veem o lado ruim das coisas. Então sempre faça uma comentário positivo ou um elogio.

Imagine que o dia dessa pessoa deve ficar MELHOR depois que ela conversar com você, mesmo que ela tenha ligado só para pedir um simples orçamento e nada mais.

9. Confirme que você entendeu todas as necessidades da pessoa

Ao final da ligação, pergunte se todas as questões delas foram devidamente respondidas e a agradeça novamente por ter ligado. Isto vai fazer a pessoa sentir que foi muito bem atendida geralmente a impressão de que sua empresa vai atender a todas as necessidades dela da mesma maneira.
Na venda, na execução e no pós.

10. Acredite que ela vai comprar, e aja com isso em mente

*ESSA DICA POR SI SÓ VALE OURO*

CENTENAS de vendas são perdidas pois o vendedor simplesmente não pede a venda. Então, se a ligação foi boa, houve conversa bacana, assuma que a pessoa vai comprar de você, e sugira o próximo passo como se ela já tivesse decidido comprar.

Por exemplo, no seu caso o próximo passo é agendar a instalação de um produto, então pergunte “Quinta-feira às 14h fica bom para fazermos a instalação?”.

Pode parecer ousado, mas funciona muito bem.

Essas são dicas valiosas que podem fazer a diferença entre sua empresa fechar o mês no vermelho ou no verde.

Nosso compromisso aqui no Produzza é crescer com nossos clientes, e por isso damos centenas de outras dicas, tão preciosas quanto estas, para nossos clientes.

Gostou? Entre em contato, vamos tomar um café.

Engenheiro de Computação por formação, Marqueteiro Digital por opção. Mas a minha verdadeira paixão é ajudar empresas e empresários a fazer seus negócios crescerem através do marketing digital, principalmente via pesquisas orgânicas e pesquisas pagas.

Consiga Mais Clientes

Ao aparecer no TOP 5 do google! Ou ai ter campanhas em AdWords Impecáveis!

logo fv vidracaria
marmoraria gomes marmores e granitos
formato 9